sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:HUNGRIA

Hungria
Bandeira da Hungria
Ano de adesão à União Europeia: 2004
Sistema político: República
Capital: Budapeste
Superfície: 93 000 km²
População: 10,1 milhões de habitantes
Moeda: forint
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Húngaro

A Hungria é um país sem litoral, rodeado por muitos países vizinhos – a Eslováquia, a Ucrânia, a Roménia, a Sérvia, a Croácia, a Eslovénia e a Áustria. O seu território é essencialmente plano, com montanhas de baixa altitude a norte. O Lago Balatão, um centro turístico muito popular, é o maior lago da Europa Central.
Os húngaros descendem das tribos magiares que se deslocaram para a Bacia dos Cárpatos em 896, conquistando os povos já estabelecidos na região. A Hungria tornou-se um país cristão no ano 1000 sob o reinado de Santo Estêvão. A língua húngara não tem quaisquer afinidades com as dos países vizinhos, sendo apenas vagamente aparentada com o finlandês e o estónio.
A capital, Budapeste, que se formou a partir de duas cidades distintas (Buda e Peste), é atravessada pelo Rio Danúbio. Possuindo um rico património cultural e histórico, a cidade é conhecida pelas suas termas. O Parlamento ou Assembleia Nacional unicamaral da Hungria é composto por 386 deputados eleitos por um mandato de quatro anos.
A Hungria possui alguns recursos naturais limitados (bauxite, carvão e gás natural), bem como solos férteis e terras aráveis. Os vinhos húngaros são apreciados em toda a Europa. As principais exportações são constituídas por maquinaria e equipamento de transporte, produtos alimentares e produtos químicos.
A Hungria tem uma forte tradição musical e o seu folclore inspirou grandes compositores como Liszt, Bartók e Kodály.

Sem comentários: