sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:GRÉCIA

Grécia
Bandeira da Grécia
Ano de adesão à União Europeia: 1981
Sistema político: República
Capital: Atenas
Superfície: 131 957 km²
População: 11 milhões de habitantes
Moeda: euro
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Grego

Situada próximo da intersecção entre a Europa e a Ásia, a Grécia é o Estado mais meridional da Península Balcânica, no sudeste da Europa e conta mais de 2 000 ilhas nos mares Egeu e Jónico, das quais somente 170 são habitadas. O Monte Olimpo é o pico mais alto do país.
A Grécia é um dos berços da civilização europeia, tendo os seus sábios da Antiguidade fortemente contribuído para o progresso da filosofia, da medicina, da matemática e da astronomia. As cidades-Estado gregas foram pioneiras do desenvolvimento das formas de governo democrático. A herança histórica e cultural da Grécia continua a repercutir-se no mundo moderno nos campos da literatura, arte, filosofia e política.Actualmente, a Grécia tem uma estrutura republicana, baseada na Constituição de 1975. Os 300 deputados do Parlamento unicamaral são eleitos por um mandato de quatro anos. O país está dividido em 13 regiões administrativas.
Mais de metade da indústria grega está concentrada na região de Atenas. Os principais sectores da economia grega são a agricultura, o turismo, a construção civil e a construção naval.
Entre os gregos mais conhecidos do nosso tempo contam-se o realizador Kostas Gavras, o Prémio Nobel Odysseus Elitis e o compositor Mikis Theodorakis.
A cozinha grega é geralmente preparada à base de carne de borrego e de cabrito, mas os pratos de peixe são igualmente muito apreciados. O azeite, que é produzido em grandes quantidades, acentua o sabor peculiar da comida grega.

Sem comentários: